Como trocar o óleo do seu carro! (parte 2)

Passos





Reúna todo o equipamento necessário. Não vai querer ter o trabalho de suspender o carro e descobrir que lhe falta algo, certo? Por isso, é sempre bom ter tudo o que precisa por perto.





Deixe o carro aquecer para também aquecer o óleo. Antes de drenar o óleo velho, é bom abrir o tampão do carro e puxar o tampão de enchimento, que se localiza no cárter de óleo, por trás do motor. Isso ajuda a drenar o fluido velho mais facilmente, pois o ar passa sobre ele. Ponha um pedaço de pano por baixo ou um recipiente (balde, alguidar, etc), pois o óleo geralmente vaza e deixa manchas indesejáveis no chão.




Afrouxe o tampão no sentido anti-horário utilizando a chave de bocas (ou inglesa) do tamanho apropriado. O encaixe é especialmente importante se o parafuso está muito apertado (o que não deveria acontecer). Se precisar de mais poder de alavanca, uma barra de extensão na chave pode ajudar.

Se não possuir uma anilha de metal que possa ser reutilizada, substitua o papel ou feltro circular do tampão de drenagem. Além disso, tenha cuidado para não deixar o parafuso cair no óleo – procurá-lo será uma tarefa horrível!
Se, por algum azar, o parafuso cair no recipiente de óleo, é possível encontrá-lo com um íman. O ideal é utilizar um que fique na ponta de uma varinha contrátil.




Alguns veículos utilizam um filtro ou cartucho ao invés de uma tampa com rosca. Nesse caso, é preciso abrir a tampa do reservador embutido e remover o filtro em si. (geralmente com uma chave própria)



Localize o conjunto de filtros. Essa parte pode ser difícil, pois eles não estão em uma posição padronizada: podem estar na frente, atrás, ou ao lado do motor. Uma vez que o tenha encontrado, remova-o.
Ao remover o filtro, certifique-se de que o anel de vedação é removido também, pois vai precisar de substitui-lo também. Ambos são vendidos em conjunto, em kit. Caso contrário, o novo filtro não será corretamente selado e isso causará perdas de óleo indesejadas.

Ponha óleo antes de instalar o novo filtro. Isso reduz o tempo de pressurização do óleo. Se o filtro está na vertical, é possível tentar enchê-lo ao máximo. Se ele estiver posicionado em um ângulo, então um pouco de óleo vazará. Isso é normal.

Ao instalar o novo filtro, ponha a ponta do dedo no óleo "fresco" e passe-o no anel do novo filtro. Não use óleo velho, pois este pode conter resíduos que causam desgaste na vedação.



Troque o tampão de drenagem do recipiente de óleo. Não se esqueça de instalar vedação ou anilhas novas. Enrosque a peça com os dedos e deixe-a justa o suficiente, sem apertar demais.



10 Aparafuse cuidadosamente o novo filtro lubrificado, tomando cuidado para não danificar as roscas.



11 Ponha óleo "fresco" no carro. A quantidade está no manual, geralmente na seção "capacidades". Não confie na vareta para a medição: esta pode indicar que o carro está com pouco óleo, pois este ainda está na lubrificação do motor. Se quiser uma medida precisa, verifique o carro de manhã em numa superfície plana, quando o óleo já estiver frio e assentado.
Se segurar o frasco de óleo com o bico na vertical, conforme demonstrado, o óleo sairá mais facilmente, sem fazer bolhas.



12Troque a tampa de abastecimento, guarde as ferramentas e feche o capô.



13 Ligue o carro em ponto-morto por um minuto e engate o travão-de-mão. Certifique-se de que a pressão do óleo desapareça gradualmente e inspecione por debaixo do carro para detectar manchas de óleo. Se o filtro e o tampão não estiverem suficientemente firmes, o óleo vazará lentamente.