Passos
1 Reúna todo o equipamento necessário. Não vai querer ter o trabalho de suspender o carro e descobrir que lhe falta algo, certo? Por isso, é sempre bom ter tudo o que precisa por perto.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_t6eoFNPx8iPyWo65nnAkRbwz0S9eSCmTL9ysxCWJNIGHWKpAFnAaXfLD6RM3UgHsXQeUqlFWbpPOgOE4xUAB9wng8BR3mZqihBiSfhngJ5_Sak-wYmACtymx6dyTFjdVYjoDpTzDXlqJhyx3QBidiZS1f5h-hyGfFSweQJO6Hux13_4JfyrskjlJpb7_its451swc8ijbwdtXPaS1UHg=s0-d)
2 Deixe o carro aquecer para também aquecer o óleo. Antes de drenar o óleo velho, é bom abrir o tampão do carro e puxar o tampão de enchimento, que se localiza no cárter de óleo, por trás do motor. Isso ajuda a drenar o fluido velho mais facilmente, pois o ar passa sobre ele. Ponha um pedaço de pano por baixo ou um recipiente (balde, alguidar, etc), pois o óleo geralmente vaza e deixa manchas indesejáveis no chão.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sKmiNM9F-s8BgRv4tJmmZIXIeJFYmuDkP-KhLDJkVlr_fIfmrmAIPla_6hikys3FX3W7tTNzoXVherDhsHdXl57zvAyogey5W6hp4o-z27r-Sc_8KFnruTro_6pFZboM3WFzTBbes-e4DzvXZ5AiVIVTK3enipvHD5ESuzlS1Ewgljrxsn_Ifpp3HjIfbcs8I4AR0UY2RA8_UhHbSzjm4=s0-d)
3 Afrouxe o tampão no sentido anti-horário utilizando a chave de bocas (ou inglesa) do tamanho apropriado. O encaixe é especialmente importante se o parafuso está muito apertado (o que não deveria acontecer). Se precisar de mais poder de alavanca, uma barra de extensão na chave pode ajudar.
4 Se não possuir uma anilha de metal que possa ser reutilizada, substitua o papel ou feltro circular do tampão de drenagem. Além disso, tenha cuidado para não deixar o parafuso cair no óleo – procurá-lo será uma tarefa horrível!
Se, por algum azar, o parafuso cair no recipiente de óleo, é possível encontrá-lo com um íman. O ideal é utilizar um que fique na ponta de uma varinha contrátil.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vJ0IDxOrlHZigR0DZBCLrfqjf1kynisK6oMe1PUVfLGFQxpA9x4DXlyjC3ACu_44sFAexsf7y0za_lSI-smC1OoO_DFJkQBPN0N4YzbnDUsn9PVDVYNXjEH1kAKO4kOVbps_e6VDN3ntZnAIRpjVIKaCHJcN1Gf_o3zljpO_aOqXYWYodjFvecsvlS43RY5eiwOn9VOtU1Ywfee8-hV-U=s0-d)
Se, por algum azar, o parafuso cair no recipiente de óleo, é possível encontrá-lo com um íman. O ideal é utilizar um que fique na ponta de uma varinha contrátil.
5 Alguns veículos utilizam um filtro ou cartucho ao invés de uma tampa com rosca. Nesse caso, é preciso abrir a tampa do reservador embutido e remover o filtro em si. (geralmente com uma chave própria)
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v-ihoADz83G9v-Sr95i19AVwY9nRYbDxXSCYNwwSkunB7AiCv3EH1oEj9bfnSZBQSY2gQFH3EFaerUG06_A-ZPFY5eDfTlkwo1V_1cP8q6_m-SQXahzuxbs-dZ_ZJPHvBJ2OhsS-ZFb5EwXzaYZbJH77dUMNwrJ2tQ19SHAxQFKLUvnyJxynkGN2Y0uVIHIpcslTop5ANvzQXred1Wuw=s0-d)
6 Localize o conjunto de filtros. Essa parte pode ser difícil, pois eles não estão em uma posição padronizada: podem estar na frente, atrás, ou ao lado do motor. Uma vez que o tenha encontrado, remova-o.
Ao remover o filtro, certifique-se de que o anel de vedação é removido também, pois vai precisar de substitui-lo também. Ambos são vendidos em conjunto, em kit. Caso contrário, o novo filtro não será corretamente selado e isso causará perdas de óleo indesejadas.
Ao remover o filtro, certifique-se de que o anel de vedação é removido também, pois vai precisar de substitui-lo também. Ambos são vendidos em conjunto, em kit. Caso contrário, o novo filtro não será corretamente selado e isso causará perdas de óleo indesejadas.
7 Ponha óleo antes de instalar o novo filtro. Isso reduz o tempo de pressurização do óleo. Se o filtro está na vertical, é possível tentar enchê-lo ao máximo. Se ele estiver posicionado em um ângulo, então um pouco de óleo vazará. Isso é normal.
8 Ao instalar o novo filtro, ponha a ponta do dedo no óleo "fresco" e passe-o no anel do novo filtro. Não use óleo velho, pois este pode conter resíduos que causam desgaste na vedação.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sJqFQ6tzE7OzPuqGw3EKlCxEO69NGGCp2lX2RcscAbUQ_85oIATpmOgC_MDDBpt2KtHv0DXN8h05waULan_g4obXl-t99coc_yV5xgxu-_ga0O187sYpXeFrpFkL31pARx1wNrKCi-8JHRNCPIg6iXiovzXevouAquaNNO6f2T98xsvCLS0_Joo1uraBrUG1Mp7-YVOgOhkY0TkBBiVuQ=s0-d)
8 Ao instalar o novo filtro, ponha a ponta do dedo no óleo "fresco" e passe-o no anel do novo filtro. Não use óleo velho, pois este pode conter resíduos que causam desgaste na vedação.
9 Troque o tampão de drenagem do recipiente de óleo. Não se esqueça de instalar vedação ou anilhas novas. Enrosque a peça com os dedos e deixe-a justa o suficiente, sem apertar demais.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sXDgXzI_WJoQ8RGVDU8wgJqwIaZe27r4KQZ6FhiVgRx0baJgD-gd9M_qyhyHbCnD9-84LUzsWq-KxQ8eAUT63NypzrJtNrizgV1yMox4zPFWG8SLHNsFYUxulSThVREWHN4txNJvpnW7bTgfBfldCo50XefnBcg6rPvaappzlB72PAHgbE2xF_yghq3cY4u5ka7DBUGeRLpBRvrXhRe-Y=s0-d)
10 Aparafuse cuidadosamente o novo filtro lubrificado, tomando cuidado para não danificar as roscas.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_snWPeLS2AADqTnCFrkCGU8eQe9tHTTwD9Ftj5KUeWcvWfsQ9VyT37famP1_1rVTqCJD2ziNNMXcOEEBxn6gN2C-d-h9Ftb9MwUn_CqBczPZhEdtFs9-MKKfK294ZyTBUEX3hnTqaiHxJnKp43D_FJ2jCiM1ECpgTfnO43J9ZnbRAUgKpQbPuUwVqLCc4RiSG78PkBvMhwXtF2uMKUNQrs=s0-d)
11 Ponha óleo "fresco" no carro. A quantidade está no manual, geralmente na seção "capacidades". Não confie na vareta para a medição: esta pode indicar que o carro está com pouco óleo, pois este ainda está na lubrificação do motor. Se quiser uma medida precisa, verifique o carro de manhã em numa superfície plana, quando o óleo já estiver frio e assentado.
Se segurar o frasco de óleo com o bico na vertical, conforme demonstrado, o óleo sairá mais facilmente, sem fazer bolhas.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_ukTfpGpMEnllNk4BkjdsUCvIlOk80BYhZJZs2oMjX0pW4KlwK1ou_5LrFIkPbYRqWCkx1n8_lPjZptjcrVBxrtwAG6xw7TMFkmXI-KJXYzE7Dlm_HiTuYiLiOb0j-y8tHT-1-YHNkUNZnwhshC9_XKJy4_SKi3CtN7As9CZblWi0VpXYDNkiYPvdVq0aYlpstNM6o6j4vgxfZCTFEKVQ=s0-d)
Se segurar o frasco de óleo com o bico na vertical, conforme demonstrado, o óleo sairá mais facilmente, sem fazer bolhas.
13 Ligue o carro em ponto-morto por um minuto e engate o travão-de-mão. Certifique-se de que a pressão do óleo desapareça gradualmente e inspecione por debaixo do carro para detectar manchas de óleo. Se o filtro e o tampão não estiverem suficientemente firmes, o óleo vazará lentamente.