O que você pode fazer pelo seu carro!
Como todo equipamento, um carro exige alguns cuidados básicos para ter uma vida mais longa. Se forem bem tratados, os veículos atuais podem rodar por muitos anos sem problemas de maior. Além disso, essas medidas preventivas, além de representar economia e segurança, garantem a valorização de seu património na hora da revenda.
Confira os itens abaixo e veja algumas dicas para conservar e prologar a aparência e a vida do seu carro.
ALINHAMENTO
Junto com o balanceamento e o rodízio de pneus, o alinhamento é vital para a segurança, conservação e maior economia. Recomenda-se executar estes serviços a cada 10000 quilómetros para evitar o consumo prematuro dos pneus, o desequilíbrio do carro e o desgaste do sistema de suspensão e da direção.
Junto com o balanceamento e o rodízio de pneus, o alinhamento é vital para a segurança, conservação e maior economia. Recomenda-se executar estes serviços a cada 10000 quilómetros para evitar o consumo prematuro dos pneus, o desequilíbrio do carro e o desgaste do sistema de suspensão e da direção.
ANTENAS
Ainda é um objeto visado por ladrões e vândalos. Se for do tipo telescópico, elétrica ou não, tenha o cuidado de sempre recolhê-la antes de deixar o veículo. Se for do tipo rosca, retire e guarde-a dentro do carro em local que não seja visível do lado de fora. O melhor é parar sempre num estacionamento de confiança.(NOTA: Desaconselhamos a colar a antena...)
CATALISADOR
É um dispositivo instalado no sistema de escape com a função de transformar substâncias poluentes em gases menos nocivos à atmosfera. Dependendo da qualidade do combustível utilizado, pode durar 80000 quilómetros. Porém, está sujeito a danos especialmente por estar instalado na parte inferior do veículo. Evite entrar em poças de água profundas e procure desviar de pedras maiores, que podem causar estragos. Catalisador danificado perde a eficiência, já que seus elementos internos, de cerâmica, se desfazem e não conseguem mais transformar os gases. E um novo custa bem caro.
É um dispositivo instalado no sistema de escape com a função de transformar substâncias poluentes em gases menos nocivos à atmosfera. Dependendo da qualidade do combustível utilizado, pode durar 80000 quilómetros. Porém, está sujeito a danos especialmente por estar instalado na parte inferior do veículo. Evite entrar em poças de água profundas e procure desviar de pedras maiores, que podem causar estragos. Catalisador danificado perde a eficiência, já que seus elementos internos, de cerâmica, se desfazem e não conseguem mais transformar os gases. E um novo custa bem caro.
CINTO DE SEGURANÇA
Peça fundamental para a segurança do condutor e dos passageiros e de uso obrigatório por lei. Verifique sempre se os engates e os pontos de fixação da peça estão bem conservados e presos. As tiras devem estar bem costuradas e sem folgas. Os mecanismos também devem ser constantemente lubrificados. A manutenção inclui uma limpeza regular. Um pano humedecido com um detergente suave é indicado para manter as tiras limpas, experimente com detergente da loiça, por exemplo, ideal para gorduras.
EQUIPAMENTOS DE EMERGÊNCIA
Equipamentos como macaco ou chave de roda são de apoio, mas não são obrigatórios. Já o colete refletor e o triângulo de sinalização são! Porém, todos são de extrema utilidade e nunca podem faltar em um veículo. Faça com que estejam sempre à mão e em plenas condições de uso.
Triângulo: Indica que um carro parado está com problemas. Deve ser colocado a uma distância de, no mínimo, 50 metros do veículo.
Macaco: Atenção redobrada às instruções de uso que vêm no manual do proprietário. Macaco mal colocado pode causar acidentes.
Chave de roda: A melhor é a do tipo cruzeta, que permite o uso dos pés para ajudar a soltar os parafusos da roda.
Há outros itens que podem ser bastante úteis em emergências ou ocasiões imprevistas: luvas de tecido, panos para limpar as mãos e para forrar o chão (no caso de uma troca de pneu) ou os bancos e o porta-malas (quando for transportar algum objeto sujo ou molhado).
Não se esqueça de confirmar se o se veículo tem uma chave de segurança das porcas de roda. Em caso afirmativo, não conseguirá mudar o pneu sem esta.
ESCAPE
Com o uso constante, sofre desgaste provocado pelos resíduos corrosivos de combustível e óleo e deve ser trocado sempre que apresentar buracos ou rachaduras, para não comprometer o bom desempenho do motor. Composto por câmaras de expansão, conversores catalíticos e tubos, é o sistema responsável por recolher e eliminar os gases queimados no processo de combustão no motor, bem como pela redução do nível de ruído produzido por seu funcionamento, graças a um silenciador interno. Ele abafa o ruído do escape. Dentro do silenciador, há tubos perfurados e defletores que desviam o fluxo do gás, reduzindo sua velocidade e a pressão. Isso diminui as vibrações e o ruído.
FUSÍVEIS
São simples de trocar porque geralmente a caixa que os contém encontra-se em lugares de fácil acesso. O mais difícil é saber a que setor eles se referem. Por exemplo, se os faróis não acendem, a busca começa pelo quadro de fusíveis. Este varia de lugar conforme o modelo do veículo. Para identificar a peça danificada, verifique um a um. Os queimados apresentam a fina lâmina interna rompida. Na dúvida, procure a informação no manual do proprietário (sempre uma leitura obrigatória), onde encontrará o esquema das posições de cada peça e seu equivalente. Em carros mais modernos, com eletrônica mais avançada, a queima de fusíveis é mais rara. Em todo caso, é bom ter alguns de reserva no carro.
CHAPA
Nos carros atuais, ela já vem bem protegida de fábrica contra ferrugem e outros agentes nocivos ao metal. Também não é difícil conservar a chapa do veículo contra poeira. Contra acidentes ou vandalismo isso já é bem mais complicado. Riscos, batidas de porta em estacionamentos ou ainda pequenos toques que aparecem por alguém ter encostado no carro acontecem com frequência. O mais importante é não deixar o arranjo para mais tarde. Isso pode significar prejuízos maiores que os da toque. Pequenos retoques, “martelinho de ouro” e outros recursos são facilmente encontrados em serviços de reparos rápidos para resolver esses problemas. Procure fazer sempre, no mínimo, dois orçamentos antes de pedir o serviço.
ESCOVAS PÁRA BRISAS
É um equipamento de primeira necessidade. O seu bom funcionamento é sinónimo de segurança, em dias de neblina ou chuva. Verifique periodicamente a pressão do braço da escova, a borracha das palhetas (se ela passa e deixa marcas no vidro, está na hora de trocar), bem como o jato do esguicho de água do pára-brisa. É sempre aconselhável um produto desengordurante ativo, junto com a água do depósito.
LUZES
O bom funcionamento das luzes é fundamental num veículo e pode evitar situações de perigo. E não só os faróis. Mínimos, piscas, luzes de travão, iluminação interna, luzes do painel, bem como a fonte de energia – a bateria –, devem ser constantemente verificados para que não hajam surpresas. No caso da bateria, observe se os cabos estão oxidados (geralmente há acumulação de um pó pastoso esbranquiçado), ou se estão frouxos ou soltos.
PINTURA
A pintura lisa ou sólida é a mais comum (e mais barata) e usa apenas pigmentos de cores. Utiliza-se laca ou esmalte para essa camada. Na pintura metálica, a tinta recebe a chamada carga de efeito, ou seja, laca acrílica e pigmentos de alumínio que deixam a superfície brilhante. A pintura perolizada leva pó de pérola e pigmento de mica (de origem mineral), que tornam as cores mais intensas. Embora a formulação das tintas tenha evoluído consideravelmente nos últimos tempos, tornando a superfície pintada mais resistente ao ataque de produtos químicos, certos cuidados devem ser tomados para mantê-la em ordem. Lave sempre que pegar poeira ou lama, após transitar em estradas de terra ou sob chuva. Não utilize querosene nem solvente. O ideal é usar um detergente suave, com pH baico, lavando e enxaguando rapidamente toda a superfície. Não deixe secar ao sol. Encerar e polir com
regularidade, no mínimo a cada 90 dias, é importante para conservar a pintura e a boa aparência.
RODAS
Buracos e guias são os seus maiores inimigos. Elas amassam e entortam em choques mais fortes e só uma troca resolve o problema. Rodas em bom estado e pneus com especificação correta, devidamente calibrados, evitam desgastes, melhoram a segurança e economizam combustível. Para cada tipo de veículo, existem rodas com medidas adequadas para não prejudicar seu desempenho. Portanto, não é só a beleza que conta na hora de escolher rodas que não sejam originais de fábrica para seu carro.
TETO DE ABRIR
Este equipamento exige um bom funcionamento das borrachas de vedação e lubrificação das articulações. É preciso ler o manual de cada fabricante com atenção, pois só ele contém as informações específicas para que você cuide bem do seu teto, prolongando sua vida útil. Quando o carro já sai de fábrica equipado com ele, não há problemas de desvalorização na hora da revenda. Atenção: o mesmo não acontece se o teto for colocado depois.
VIDROS
Para evitar riscos precoces, nunca ligue o limpa pára-brisas quando o vidro estiver seco. Ele normalmente acumula poeira, óleo e outras sujidades. Para lavar os vidros, utilize sempre muita água com detergente suave ou limpa-vidros e uma flanela macia. Não deixe que a sujidade se acumule. Eles devem estar sempre bem limpos para não prejudicar a visibilidade, principalmente, e contribuem com a boa aparência do veículo.
No interior, os vidros acumulam "gordura", principalmente o pára brisas. Experimente limpar com limpa vidros comum e jornal, ideal para não deixar marcas e fibras de tecido.